CENSO DOS OCEANOS
ALIANÇA GLOBAL VISA ACELERAR A DESCOBERTA DA VIDA OCEÂNICA E INSPIRAR E CATALISAR SUA PROTEÇÃO PARA AS GERAÇÕES FUTURAS.
O Censo da Vida Marinha foi uma iniciativa científica de 10 anos e US$ 650 milhões, envolvendo uma rede global de pesquisadores em mais de 80 nações, engajados para avaliar e explicar a diversidade, distribuição e abundância da vida nos oceanos.
Os cientistas se unem para encontrar pelo menos 100 mil espécies de vida marinha nos próximos 10 anos. Iniciativa é uma grande força-tarefa para descobrir novas espécies antes que a pesca excessiva e o aquecimento global levem populações inteiras à extinção.
Atualmente, a cada ano pesquisadores descobrem 2 mil novas espécies de vida marinha. O objetivo agora é acelerar e encontrar pelo menos 100 mil novas espécies; 10 mil por ano - uma grande força-tarefa para descobrir novas espécies antes que a pesca excessiva e o aquecimento global levem populações inteiras à extinção.
Precisamos aumentar o que os cientistas chamam de “biblioteca genética” da vida marinha. A The Global Alliance (Aliança Global), convidou políticos do mundo todo para trabalharem juntos em medidas que proporcionem uma transição justa e apresentar avanços antes das negociações climáticas da ONU da COP 26 em Glasgow (Escócia) em novembro deste ano.
A aliança tem 21 membros, e Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai tentavam emplacar nas negociações a previsão de um comitê permanente para controlar o pagamento dos US$ 100 bilhões anuais que países ricos se comprometeram a pagar entre 2020 e 2025, para financiar ações contra o aquecimento global em países em desenvolvimento.